cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
4082
Apresentações
5
Útil
9
Respostas

OpenVPN RV160W-A-K9 V01

rpotalara
Level 1
Level 1

Hi people, I am trying to configure OpenVPN in my router RV160W-A-K9 V01 Firmware Version 1.0.01.02 using Demo configuration cisco-rv-series-small-business-routers/smb5879-openvpn-on-rv160-rv260 . After create everything I success connect in VPN but I can´t navegate in network.

I am in Class C Network 192.168.1.x 255.255.255.0 and I need to access other Class C network 192.168.0.x 255.255.255.0 and my OpenVPN is 192.168.2.x 255.255.255.0. Where is the problem with no navegate?

 

Thank´s

1 Soluções Aceita

Soluções aceites

FGOSILVA
Spotlight
Spotlight

Boa tarde,

 

Estive olhando a topologia e a explicação passada com relação ao acesso, acabei entendendo errado inicialmente, estava tratando como IPSec. Após você logar na VPN você pega IP do Pool que definiu de forma correta ? Você tem rota na máquina para chegar por dentro da VPN nos hosts ? Olhando a topologia e o print que mandou não vi informações da rede dentro da opção Split, você pode definir a rede que vai passar no túnel nessa opção, tentou definir essa informação ? Fazendo isso acredito que o trafego vai ser direcionado para a sub-net dentro do túnel.

 

Att,

 

Att,

Ver solução na publicação original

9 RESPOSTAS 9

Cisco Moderador
Community Manager
Community Manager

Olá, @rpotalara. Primeiro de tudo, muito obrigada por dividir sua dúvida com a gente. Para um melhor resultado em receber ajuda da comunidade, sugerimos que conteúdo públicado aqui seja em português.

Obrigado!

Equipe Comunidade da Cisco
Att,

Olá, desculpe. Vamos lá, estou com um roteador RV160W-A-K9 V01 Firmware Version 1.0.01.02 e estou configurando ele para utilizar a OpenVPN, segui o tutorial da própria Cisco e consigo fazer a conexão com sucesso mas não consigo acessar a rede atrás dela. Estou em uma rede de Classe C 192.168.1.x 255.255.255.0 e preciso acessar a rede 192.168.0.x que esta atrás dessa VPN. Defini o endereço nas configurações da OpenVPN como sendo 192.168.2.x 255.255.255.0 mas mesmo com a conexão estabelecida não consigo acessar a rede através dela.

 

Alguém teria alguma dica do que poderia ser?

 

Obrigado.

FGOSILVA
Spotlight
Spotlight

Boa tarde,

 

Pelo que entendi a fase 1 subiu sem problemas, a fase 2 está ok ? As redes divulgadas na fase 2 estão corretas ? Tem liberação de firewall para essa comunicação ? Você consegue compartilhar um pouco mais de informações sobre o problema ? Essas liberações foram executadas ? No firewall você consegue ver o pacote chegar ou sair pelas interfaces de WAN você tem o log de erro para compartilhar ?

 

Att,

FGOSILVA
Spotlight
Spotlight

Bom dia,

 

Do outro lado, está liberado essa comunicação ? Como é está liberação unidirecional ou bidirecional ? Do outro lado  já foi feito um tshoot .. os pacotes chegam do outro lado ? Qual device está fechando VPN do outro lado ?

 

Att,

@FGOSILVA , Bom dia.

 

Sim, do outro lado(192.168.0.x 255.255.255.0) esta tudo liberado e funcionando e até existe outra internet com outro roteador lá que também possui VPN e faço acesso por ela diariamente. O que estou fazendo com esse novo Cisco RV160W é justamente instalando outro ponto de conexão para essa rede para não ficar dependente somente do outro.

 

Para ficar mais claro, a infraestrutura que esta funcionando hoje inclusive com a VPN no lado esquerdo da imagem:

VPNCisco.png

FGOSILVA
Spotlight
Spotlight

Boa tarde,

 

Estive olhando a topologia e a explicação passada com relação ao acesso, acabei entendendo errado inicialmente, estava tratando como IPSec. Após você logar na VPN você pega IP do Pool que definiu de forma correta ? Você tem rota na máquina para chegar por dentro da VPN nos hosts ? Olhando a topologia e o print que mandou não vi informações da rede dentro da opção Split, você pode definir a rede que vai passar no túnel nessa opção, tentou definir essa informação ? Fazendo isso acredito que o trafego vai ser direcionado para a sub-net dentro do túnel.

 

Att,

 

Att,

Olá @FGOSILVA ,

 

Voltando aos testes, realmente eu não esta definindo um Split Tunel nas configurações do OpenVPN no Cisco pelo simples fato de que acreditei que somente estando marcado a opção "Split Tunnel, routing client traffic destined to the following subnets through VPN" o Cisco entenderia que deveria criar uma Subnet adequada a qual ele estaria conectado. Isso ocorreu também porque do lado esquerdo da minha topologia funciona dessa maneira e estabelecido a conexão eu já consigo acessar tanto os equipamentos do lado esquerdo quanto os do direito.

Depois de adicionado a Subnet 192.168.0.0 255.255.255.0 eu passei a "enxergar" os equipamentos do lado esquerdo fazendo conexão pelo Cisco mas para que tivesse resposta desses equipamentos da esquerda eu precisei também adicionar um Gateway adicional neles sendo o Cisco, coisa que também não preciso fazer na outra VPN.

Vou precisar analisar pois nem todos os equipamentos permitem dois gateways.

 

Caso tenha mais alguma ideia eu agradeço.

Obrigado.

 

Bom dia,

 

Que bom que resolveu, com relação ao segundo GTW ainda não me ocorreu nada sobre, caso precise de alguma ajuda com relação a esse tema avise, caso contrário pode marcar como resolvido esse tema para ajudar os próximos com a mesma dificuldade em pesquisas futuras.

 

Att,

 

 

Olá @rpotalara  .Não esqueça de nos dizer se as respostas foram úteis (estrelinha) e se sua pergunta obteve uma solução através do botão "aceitar como solução".
@FGOSILVA  Obrigada mais uma vez por nos ajudar com a resposta!

Equipe Comunidade da Cisco