cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
cancel
1016
Views
0
Helpful
9
Replies

iNTERNET OSCILANDO EM ROTEADOR RV082

lauragem1
Level 1
Level 1

Olá,

tenho um roteador cisco RV082 com 2 links de internet, sendo um IP fixo (telefonica) e outro dinâmico (Virtua). Há uns 2 meses, a internet está oscilando muito e já percebi que o problema não é um ou outro link, pois se testo direto em um computador os links vão bem.

Como saber se há alguma configuração errada no roteador? Nos logs percebi que há muito "Connection Refused - Policy violation" e [pppoe] init_ses: creating socket,    [pppoe] sending PADI --- ,    [pppoe] receiving PADO ,  [pppoe] HOST_UNIQ successful match, [pppoe] sending PADR , toda hora tem isso, não sei o que pode estar acontecendo..

Quem puder dar uma dica, agradeço. O roteador está com a última versão de firmware para o modelo dele (ainda é V.2, então está com a 2.0.2.01.

 

obrigada

9 Replies 9

Flavio Costa
Cisco Employee
Cisco Employee

Qual o tipo de cabeamento utilizado para a conexao ao roteador e de onde esses cabos veem? Voce utiliza algum outro tipo de equipamento de rede no meio desta comunicacao com o seu provedor? Por exemplo, um switch/modem/etc.. antes que esses cabos cheguem ao seu roteador.

Olá!

Tenho 4 switches (de computadores da rede ) ligados em 4 das 8 portas que este roteador possui, mas quando a internet oscila, a parte de rede fica ok, nós não perdemos comunicação com as pastas mapeadas, por isso acho que é justamente a parte de conexão dos links wan1 e wan2.

E os modens da vivo e virtua estão ligados direto no roteador, nas portas wan1 e wan2.

Entendi, e' dificil dizer onde esta a origem do problema sem poder analisar as configuracoes e os equipamentos. Mas o que eu posso recomendar voce a fazer e' junto com a sua equipe de redes realizar uma analise de performance nao so no roteador mas nos modems tambem. As vezes algum filtro/firewall pode estar causando estas oscilacoes.

Verifica no roteador se o SPI (Stateful Packet Inspection) esta ativado dentro das opcoes de firewall, e se voce utiliza essas configuracoes.

Que tipo de DNS voce utiliza? Voce ja verificou com os provedores estas oscilacoes? Elas ocorrem em que parte do dia? E' algo intermitente ou voce percebeu alguma uniformidade com relacao ao momento que ela oscila e durante quanto tempo o problema ocorre?

É, eu concordo que está difícil descobrir.. mas vc comentou um ponto interessante, realmente o SPI está ativado, mas para que ele serve? Porque como ele faz parte do firewall, tenho medo de desativá-lo e de alguma forma deixá-lo vulnerável...

Toda vez que há oscilação eu entro em contato com os provedores e eles sempre dizem que está tudo bem, que o sinal está ativo, etc,etc. Isso quando consigo falar lá, especialmente na Vivo, que tem um atendimento péssimo.. 

Para vc ter uma idéia, hoje desde cedo oscilou, deixei só o link da Vivo ativo e depois de pouco tempo caia, do mesmo jeito deixei só o link do Virtua e depois de um tempo caia. Depois, as 14:40 de hoje deixei só o link da Vivo de novo e até o momento (18:19) não caiu mais.. é assim, segunda ficou ótimo, sem oscilações, terça e hoje até as 14:40 um tormento, e assim caminho há 2 meses....

Por isso estou desconfiada dos logs que apontei no inicio. Infelizmente, nunca os acessei antes quando o roteador estava ok, sem dar este trabalho, então não sei se sempre ele dava estes logs..

Se eu desativar o SPI, o que isso me acarreta, sabe me explicar?

muito obrigada pela sua atenção!!

 

 

Magina, ja tive experiencia parecida com a que voce esta tendo. Realmente, o atendimento destas empresas de telecomunicacoes deixam muito a desejar. Pelo que me parece deve ser algum problema no roteamento do sinal ate o seu modem, ou seja, nos equipamentos (roteadores e cabeamento) do seu provedor, mas nao posso afirmar, tendo em vista que o problema ocorre com as duas conexoes e de provedores diferentes. Voce pode estar sendo vitima de um ataque (D)DOS ou entao "apenas" de arquivos maliciosos. Sugiro uma varredura na sua rede, ou ate mesmo a leitura atraves de um sniffer como o WireShark para analisar se nao ha nenhuma anormalidade nas solicitacoes da rede interna para a internet.

Quanto ao SPI ele basicamente auxilia o seu roteador a filtrar as solicitacoes inboud. O filtro deve ser configurado de acordo com as politicas da sua empresa, as vezes ele esta em um nivel muito alto e filtrando todos os tipos de pacotes, por exemplo, se ele analisa o cabecalho TCP de um pacote a entrega deste tera um maior atraso devido a esta analise. Faz sentido?

Nao sei qual a granularidade que o firewall deste router pode ser configurado. Voce tem os logs antigos? Observe o comportamento deles em um dia que estiver tudo OK e faca um comparativo, vai ajudar bastante pra afunilar o troubleshooting e descobrir a origem do problema.

Bom dia,

vou fazer este teste com o wireshark, quem sabe aparece algo.. Qto ao SPI, na verdade eu nunca mudei estas configurações, ele sempre ficou ativo e não dava este problema, não acho que seja ele..

Bem, assim que passar o wireshark passo aqui as minhas observações. Por hora muito obrigada pela atenção!

Sem problemas Laura! Conte comigo e boa sorte!

Oi Flávio, boa tarde!

queria compartilhar contigo a solução do meu problema exposto acima.. descobri (totalmente sem querer) alguns dias depois da nossa última conversa que havia uma máquina da rede que havia sido invadida e haviam vários serviços sendo executados, o que acarretava a lentidão na internet, acredita!

Agradeço novamente sua atenção e posto aqui o resultado para que outros amigos que possam ter o mesmo problema que eu passei, pensarem nessa possibilidade, de ter algum micro da rede com problemas desse tipo, principalmente se a internet oscila desse jeito.

 

valeu!

abraços

Suspeitava disso mesmo =), que bom que descobriu e conseguiu resolver o problema. Se meus comentarios ajudaram, por favor avalie-os (rating), e aprove (endorse) os que achar necessario.

 

Abracos!

Getting Started

Find answers to your questions by entering keywords or phrases in the Search bar above. New here? Use these resources to familiarize yourself with the community:

Review Cisco Networking products for a $25 gift card