cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
315
Apresentações
0
Útil
7
Respostas

Rota padrão em MPLS

Translator
Community Manager
Community Manager

Olá a todos que eu tenho um problema em injetar a rota padrão, deixe-me explicar.

Tenho uma rede MPLS funcionando, com vários VRFs.

Disegno8.png
O protocolo utilizado entre o PE-CE é o OSPF.
O CE-1, em seu processo OSPF, injeta a rota padrão através do comando originário de informações padrão.
PE-1, recebe rota padrão, remaneja na OSPF no BGP e vice-versa
O PE-2, na tabela de roteamento VRF, vê a rota padrão através do BGP, redistribui bgp para OSPF e vice-versa.
O CE-2 não instala a rota de desafronte.

Qual é o problema?

PE-1
RP/0/RSP0/CPU0:PE-1#sh rota vrf XXXXXXX 
Wed Sep 22 11:30:52.989 utc

Códigos: C - conectados, S - estática, R - RIP, B - BGP, (>) - Caminho de desvio
       D - EIGRP, EX - Externo EIGRP, O - OSPF, IA - OSPF inter area
       N1 - OSPF NSSA externo tipo 1, N2 - OSPF NSSA externo tipo 2
       E1 - OSPF tipo externo 1, E2 - OSPF externo tipo 2,  E - EGP
       i - ISIS, L1 - IS-IS level-1, L2 - IS-IS level-2
       ia - IS-IS inter area, su - IS-IS summary null, * - candidate default
       U - per-user static route, o - ODR, L - local, G  - DAGR, l - LISP
       A - acesso/assinante, a - Rota do aplicativo
       M - rota móvel, r - RPL, (!) - ROTA DE BACKUP FRR

O gateway de último recurso é 10.36.0.89 para a rede 0.0.0.0

O*E2 0.0.0.0/0 [110/1] via 10.36.0.89,  18w6d, TenGigE0/0/1/3
PE-2
PE-2#sh ip rota vrf XXXXXXX 

Tabela de roteamento: XXXXXXX
Códigos: L - local, C - conectado, S - estático, R - RIP, M - mobile, B - BGP
       D - EIGRP, EX - EIGRP externo, O - OSPF, IA - OSPF inter area 
       N1 - OSPF NSSA externo tipo 1, N2 - OSPF NSSA externo tipo 2
       E1 - OSPF externo tipo 1, E2 - OSPF externo tipo 2
       i - IS-IS, IS-IS,  su - Resumo IS-IS, L1 - IS-IS nível-1, L2 - IS-IS nível-2
       ia - is-is inter area, * - default candidato, U - rota estática por usuário
       o - ODR, P - rota estática baixada periódica, H - NHRP, l - LISP
       a - rota de aplicação + - rota
       replicada, % - próxima substituição de salto, p - substituições de PfR

Gateway de último recurso é de 10.86.1.1 para a rede 0.0.0.0

B*    0.0.0.0/0 [200/1] via 10.86.1.1,  21:10:56
CE-2

CE-2#sh rota ip 0.0.0.0
% Rede não na tabela
CE-2 #
2 Soluções Aceitas

Soluções aceites

Translator
Community Manager
Community Manager

Olá

Na implementação do OSPF baseado no Cisco IOS, você não pode redistribuir uma rota padrão para o OSPF. Todas as outras rotas podem ser redistribuídas, mas uma rota padrão deve ser injetada com o originário de informações padrão. Portanto, se o PE-2 não tiver esse comando configurado para o processo OSPF no VRF correto, ele não retomará a rota padrão do BGP e não terá que ser anunciado para o CE-2.

Isso explicaria o comportamento na sua configuração?

Atenciosamente
Pedro

Ver solução na publicação original

Aí Marco,

Pelo menos no que diz respeito à rota padrão, este é um comportamento esperado.

Duas coisas são importantes de se lembrar:

  1. Não é possível redistribuir a rota padrão de outro protocolo para OSPF. A única maneira de fazer um roteador originar a rota padrão em uma área OSPF regular é configurar esse roteador com o comando de originação de informações padrão na configuração OSPF. É por isso que você precisa configurar o PE-2 OSPF desta forma.
  2. Mesmo que um processo OSPF esteja configurado com o comando de originação de informações padrão, ele só injetará a rota padrão no OSPF se já houver uma rota padrão na tabela de roteamento do roteador. Não importa de onde veio a rota padrão (se é uma rota padrão estática, ou do BGP, ou de qualquer outro protocolo de roteamento), mas ela tem que estar lá. Em outras palavras, o comando de origem de informações padrão injeta a rota padrão no OSPF somente se o roteador já tiver uma rota padrão de outra fonte de roteamento. Você provavelmente atendeu a esse requisito configurando PE-1 BGP com o comando de originação de informações padrão que fez com que a rota padrão se propagasse via BGP de PE-1 para PE-2.

Você observou algum outro comportamento? Você tem alguma dúvida? Por favor, sinta-se livre para perguntar mais!

Atenciosamente
Pedro

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7

Translator
Community Manager
Community Manager

Olá

Na implementação do OSPF baseado no Cisco IOS, você não pode redistribuir uma rota padrão para o OSPF. Todas as outras rotas podem ser redistribuídas, mas uma rota padrão deve ser injetada com o originário de informações padrão. Portanto, se o PE-2 não tiver esse comando configurado para o processo OSPF no VRF correto, ele não retomará a rota padrão do BGP e não terá que ser anunciado para o CE-2.

Isso explicaria o comportamento na sua configuração?

Atenciosamente
Pedro


Olá Peter e obrigado pela resposta
o comando de informações padrão originados foi inserido no processo OSPF CE-1.

Devo incluí-lo no processo ospf de PE-2 para CE-2?

Olá

Devo incluí-lo no processo ospf de PE-2 para CE-2?

Sim, precisamente. Remova-o do CE-2 e configure-o no PE-2. Este comando é suposto ser colocado no roteador que

  • já tem a rota padrão aprendida por outros meios que não o OSPF
  • e precisa propagar essa rota padrão no OSPF

Claramente, é PE-2, não CE-2: )

Atenciosamente
Pedro

Esta é a configuração que eu fiz:

  1. PE-1: no BGP eu inseri informações padrão originárias
  2. PE-2: na OSP eu inseri informações padrão originárias
  3. CE-2: Recebi a rota padrão

Mas esse comportamento é normal?
Se eu reimplantar i de um processo de roteamento no OSPF, eu não deveria ver prefixos no Tipo-5?

Aí Marco,

Pelo menos no que diz respeito à rota padrão, este é um comportamento esperado.

Duas coisas são importantes de se lembrar:

  1. Não é possível redistribuir a rota padrão de outro protocolo para OSPF. A única maneira de fazer um roteador originar a rota padrão em uma área OSPF regular é configurar esse roteador com o comando de originação de informações padrão na configuração OSPF. É por isso que você precisa configurar o PE-2 OSPF desta forma.
  2. Mesmo que um processo OSPF esteja configurado com o comando de originação de informações padrão, ele só injetará a rota padrão no OSPF se já houver uma rota padrão na tabela de roteamento do roteador. Não importa de onde veio a rota padrão (se é uma rota padrão estática, ou do BGP, ou de qualquer outro protocolo de roteamento), mas ela tem que estar lá. Em outras palavras, o comando de origem de informações padrão injeta a rota padrão no OSPF somente se o roteador já tiver uma rota padrão de outra fonte de roteamento. Você provavelmente atendeu a esse requisito configurando PE-1 BGP com o comando de originação de informações padrão que fez com que a rota padrão se propagasse via BGP de PE-1 para PE-2.

Você observou algum outro comportamento? Você tem alguma dúvida? Por favor, sinta-se livre para perguntar mais!

Atenciosamente
Pedro

Translator
Community Manager
Community Manager

Muito obrigado Peter.

Aí Marco,

Muito bem-vindos! : )

Atenciosamente
Pedro