cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
860
Apresentações
15
Útil
6
Respostas

Routing SW L3

WWester
Spotlight
Spotlight

Bom dia pessoal,

Estou fazendo um roteamento entre VLANs com SW L3, tenho dois SW um ficaria como L2 e outro como L3.

O L3 faria todas as rotas entre as VLANs, e teria uma porta para conectar com o modem da operadora e sair para internete. 

O roteamento entre VLANs esta tudo funcionando normalmente, meu unico problema é que de qualquer host eu nao pingo o

modem da operadora que esta com ip estatico.

Captura de tela 2022-06-01 092835.png

Ate procurei algo na internet e meu cenario seria basicamente este, porem o router seria da vivo e depois dele teria a internet. 

https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/lan-switching/inter-vlan-routing/41860-howto-L3-intervlanrouting.html 

Captura de tela 2022-06-01 092629.png

Conto com a ajuda de voces, obrigado! 

2 Soluções Aceitas

Soluções aceites

Olá
Como suspeitava, o roteador não possui um caminho de retorno para os pacotes originados das vlans.
Para resolver isso, você pode usar um protocolo de roteamento dinâmico, como RIP, OSPF, etc. ou você pode ocupar rotas estáticas.
Isso é para que o roteador saiba onde deve responder aos pacotes originados das vlans.

Por exemplo:

Router(config)#ip route 10.1.2.0 255.255.255.0 200.1.1.1

Router(config)#ip route 10.1.3.0 255.255.255.0 200.1.1.1

Router(config)#ip route 10.1.10.0 255.255.255.0 200.1.1.1

Felicidades

Ver solução na publicação original

Olá

Acho que você tem algumas opções.
1° Caso não tenha acesso ao Modem, pode solicitar ao seu ISP que configure as rotas que necessita no Modem.
2° Se você tem acesso ao Modem, então você pode ver se ele lhe dá a opção de configurar um protocolo de roteamento ou rotas estáticas.

3° Se nem 1 nem 2 funcionarem, você pode configurar o NAT no seu dispositivo, mas se precisar de um roteador ou firewall, os switches L3 não executam o NAT.

Felicidades

Ver solução na publicação original

6 RESPOSTAS 6

luis_cordova
VIP Alumni
VIP Alumni

Olá

Compacte seu exercício(winzip) e anexe-o para revisar suas configurações.

Felicidades

WWester
Spotlight
Spotlight

Opa obrigado mestre, feito, segue laboratorio... 

Olá
Como suspeitava, o roteador não possui um caminho de retorno para os pacotes originados das vlans.
Para resolver isso, você pode usar um protocolo de roteamento dinâmico, como RIP, OSPF, etc. ou você pode ocupar rotas estáticas.
Isso é para que o roteador saiba onde deve responder aos pacotes originados das vlans.

Por exemplo:

Router(config)#ip route 10.1.2.0 255.255.255.0 200.1.1.1

Router(config)#ip route 10.1.3.0 255.255.255.0 200.1.1.1

Router(config)#ip route 10.1.10.0 255.255.255.0 200.1.1.1

Felicidades

Show, realmente a rota de volta. 

Tenho um cenário onde o roteador é um "Modem GPON / Roteador" da vivo, desta forma eu teria que realizar a rota de volta se ele tiver a configuração, caso ele não tenha eu realmente vou precisar de um roteador, correto ? 

Obrigado demais.... 

Olá

Acho que você tem algumas opções.
1° Caso não tenha acesso ao Modem, pode solicitar ao seu ISP que configure as rotas que necessita no Modem.
2° Se você tem acesso ao Modem, então você pode ver se ele lhe dá a opção de configurar um protocolo de roteamento ou rotas estáticas.

3° Se nem 1 nem 2 funcionarem, você pode configurar o NAT no seu dispositivo, mas se precisar de um roteador ou firewall, os switches L3 não executam o NAT.

Felicidades

WWester
Spotlight
Spotlight

Obrigado!!!