cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
3850
Apresentações
6
Útil
3
Respostas

VLAN

Boa tarde,

Pessoal, estou trabalhando agora com um switch da cisco 2960, o que ocorre é o seguinte:

Na minha rede eu tenho acesso a internet via wi-fi, essa minha rede wi-fi eu separei em duas, rede publica e rede administrativa. Para a minha rede publica eu deixei a vlan 2, ja para a rede administrativa em criei vlan 3. Pois bem, no switch onde está esse link de internet eu deixei a vlan 1 nativa (modo untaggesd) para a vlan 2 e 3 (modo tagged). O que ocorre é o seguinte, para os outros switchs da minha rede eu consigo enxergar as duas redes e acessar ambas, porém se eu coloco no switch da cisco o 2960 eu não consigo conectar em nenhuma das redes, a minha pergunta é como eu deixo configurado o switch da cisco, eu até tentei mais a opção untagged e tagged não tem nesse switch, tem outras opções só que não sei como usar e configurar, se alguem puder me ajudar, me explicar, qual as opções de configuração das portas que são iguais ao exemplo tagged e untagged?

Obrigado

3 RESPOSTAS 3

Jaderson Pessoa
VIP Alumni
VIP Alumni
Boa tarde meu amigo,

Imagino que o switch atualmente que você esteja usando é Dell, "untagged" e "tagged" me trazem lembranças dessa marca.

Bom, para resolver seu problema é bem simples. Farei apenas alguns esclarecimentos para um melhor entendimento.

As opções de "untagged" e "tagged" em outras marcas significam que:
1. untagged: Pacotes não recebem marcação de vlans (modo acesso)
2. tagged: Pacotes recebem marcação de vlans (modo trunk)

Quando usar?
1. untagged: Quando há necessidade de conectar um host final ou definir uma rede que não levará tag em uma interface.
2. tagged: Quando há necessidade de interligar outros switches que precisam ter acesso a todas vlans existentes ou necessárias em um determinado ambiente. (Claro que não necessariamente precisa ser um switch, pode ser um servidor que controla várias vms.)

Como interligar meu switch de diferente marcas que tem essas nomeclaturas com um switch cisco?

A Cisco utiliza uma outra nomeclatura, que lhe explico abaixo;

1. Acesso: Quando há necessidade de conectar um host final ou definir uma rede que não levará tag em uma interface.
2. Trunk: Quando há necessidade de interligar outros switches que precisam ter acesso a todas vlans existentes ou necessárias em um determinado ambiente. (Claro que não necessariamente precisa ser um switch, pode ser um servidor que controla várias vms.)

Como interligo meus dois switches:

1. Switch de diferente marca, deixa conforme abaixo:

Supondo que a interface que conecta os switches seja interface g0/24
tagged vlan 2,3
untagged vlan 10 (exemplo)

2. Switch Cisco

Supondo que a interface que conecta ao outro switch seja itnerface g0/24
swichport mode trunk
switchport trunk allowed vlan 1,2,3,4 (qualquer uma que desejas liberar no trunk)

Obs: Se não digitar o comando "switchport mode trunk allowed vlan" todas as vlans passaram neste trunk.

Espero que consiga ter esclarecido suas dúvidas. Fique a vontade para continuar questionando.
Jaderson Pessoa
*** Rate All Helpful Responses ***

@Jaderson Pessoa Obrigada mais um vez pelo apoio na comunidade!

@LisandroEloir4067 Não se esqueça de dizer se a resposta foi útil (estrela) e se a esta resposta solucionou seu problema!

Muito obrigada!

rafaelhenrique
Level 1
Level 1

Bom dia!

Segue um modelo de configuração de porta trunk em switch cisco. 

interface gi1/0/48

description ## uplink ##
switchport mode trunk

switchport trunk allowed vlan 1,2,3
switchport nonegotiate
logging event trunk-status
logging event bundle-status
load-interval 30
no shutdown

Não tenho detalhes da topologia da sua rede cabeada e sem fio pra poder dar informações mais precisas, esse ai é o bem basicão. Esse tipo de configuração precisaria ser aplicada na porta que conecta o 2960 ao outro SW. Além disso, se seus APs estiverem operando em modo flexconnect e estiverem conectados no 2960, as respectivas portas também vão estar com essas configurações.