cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
1367
Apresentações
0
Útil
4
Respostas

Sinal da frequencia de banda 5.0 muito baixa

1957
Level 1
Level 1

Caros colegas

Possuo em minha residência dois APs Cisco Air-Cap1602I-T-K9 (AIRNET 1600 Series 802.11n dual band) que estão instalados desde 2018. Sei que estão obsoletos perante a Cisco, porém estão dando conta do recado e me atendendo muito bem.

Para que fossem instalados em minha residencia o firmware teve que ser modificado e atualizado para o Autonomous.

Como informei acima eles sempre tiveram um ótimo desempenho, porém de uns tempos para cá um dos APs esta com o sinal da frequencia de 5Ghz extremamente baixo ao ser selecionado no notebook ou celular e mesmo vc estando a 1 metro dele. O sinal de 2.4Gz está normal como sempre esteve. O segundo AP não apresenta nenhum problema em ambas as frequencias.

Alguem, por favor, já enfrentou caso semelhante? Agradeço qualquer dica que possa me auxiliar a resolver a falha e a ter o sinal restabelecido.

Obrigado

4 RESPOSTAS 4

Opa,

O ideal seria acessar o AP via console para olhar as configurações e ver se tudo está certo. Eu não vejo nenhuma razão capaz de resuzir o sinal mas penso que pode ter acontecido do rádio de 5ghz de um AP ter desligado e vc esta com apenas jm AP em 5ghz, por isso a cobertura está ruim. Essa seria uma hipótese.  

Apenas verificando o AP poderia confirmar isso. 

O desligue do rádio de 5ghz poderia ser por defeito no hardware ou falha na alimentação do AP. Se o AP não tiver  a alimentação necessária,  ele pode desligar o rádio de 5ghz. 

Veja se consegue acessar o AP e vamos olhar as configurações e os logs. 

Flavio, boa tarde

Agradeço muito o seu retorno. Aparentemente não é um problema de fonte, pois já inverti os locais dos dois APs e o problema persiste. 

Em relação a acessar o AP para buscar as configurações, eu sou um usuário mediano de informática e não tenho conhecimentos suficientes para realizar o acesso e a busca, a não ser que vc tenha um passo a passo de como eu possa executa-la. Desculpe abusar da sua boa vontade, mas vc teria esta receita. Aí eu buscaria as informações e as colocaria aqui para análise. 

Abs e Obrigado

Opa, não é abuso, aqui eu acredito seja um lugar para esse tipo de suporte mesmo.

Voce pode acessar um AP cisco de duas maneiras, via web or SSH. Via webbrouser é mais simples mas para troubleshooting não é tão interessante.

Via SSH (Terminal) é um pouco mais complicado mas possivel. Voce vai precisar de um cabo console, um adptador USB para conectar o cabo console ao seu PC/notebook. No AP vc tem uma porta console. Ela é diferente da porta Ethernet. Bem facil de identificar.

Uma vez em posse desse cabo, tudo que vc precisa fazer é conectar seu PC no AP e usar um programa de emulação de terminal. Eu recomendo o Putty que é free e intuitivo.

Tenta conseguir isso e vai informando aqui para orientação.

Antes disso, porem, eu recomendaria um reboot no AP, caso ainda nao tenha feito.

Flavio

Excelente!! Vou tentar via SSH, pois devo ter o cabo console e o adaptador. Acho que eles foram usados qdo o set up do APs foi feito e devem estar por aqui. Já identifiquei a porta console do AP e em seguida baixo o Putty, se é que já não tenha. Também acho que quem fez a instalação e instalou o novo fw, usou este programa tb. Dando certo posto o log aqui.

Se eu fizer um reset/reboot no AP com certeza não vou conseguir reconfigura-lo. Vou primeiro na busca dos logs.

Mais uma vez obrigado