cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
3775
Apresentações
0
Útil
12
Respostas

Como calcular o Domínio de Conluio e Transmissão

Translator
Community Manager
Community Manager

Oi

Tenho uma pergunta sobre como calcular o Domínio de Conluio e Transmissão

1.)sem Vlan

2.)com Nativ Vlan.

• F6B3E7EE-5F6A-422D-852F-7AA620DA0CD4.jpeg

1 Soluções Aceita

Soluções aceites

Olá

Não há razão para se desculpar!

Ainda não combinamos com as contagens.

Vamos comparar nossos domínios ignorando quaisquer VLANs, assumindo que não há VLANs usados.

Domínios de transmissão:

1. Server0 - Roteador5
  2. Roteador5 - Roteador3
  3. Roteador3 - Roteador4
  4. Roteador3 - Roteador1
  5. Roteador1 - Roteador0
  6. Roteador1 - Roteador2
  7. Roteador - Roteador2
  8. Roteador0 - Nuvem
  9. Toda a rede comutada abaixo dos roteadores 2, 1, 4

Domínios de colisão: Cada único link em sua topologia é um domínio de colisão separado, incluindo o em direção à nuvem, portanto 21.

Então, onde sua contagem difere?

Atenciosamente
Pedro

Ver solução na publicação original

12 RESPOSTAS 12

Translator
Community Manager
Community Manager

Olá

Vamos começar concordando com a definição de um domínio de colisão.

O domínio de colisão é uma parte limitada da rede onde há o risco de que, se dois ou mais hosts começassem a enviar dados ao mesmo tempo, eles causariam uma colisão - uma sobreposição não permitido de duas ou mais transmissões. Com repetidores, hubs e pontos de acesso sem fio em sua parte sem fio, todos os dispositivos conectados ao ponto de acesso repetidor/hub/wireless criam um único domínio de colisão. Se você conectasse outro hub ou repetidor a um hub ou repetidor existente, o domínio de colisão cresceria em tamanho, mas ainda haveria um único domínio. Switches, roteadores e firewalls criam um limite para um domínio de colisão porque, em vez de apenas transmitir sinais elétricos à medida que são recebidos, eles processam os datagramas codificados nesses sinais primeiro e os protegem antes de encaminhá-los. Se os datagramas forem corrompidos por colisões, eles nem ão encaminhados. É por isso que uma colisão em uma porta de um switch, roteador ou um firewall não afeta as outras portas. Assim, em um switch, roteador ou um firewall, cada interface é um limite para um domínio de colisão autônomo. Por exemplo, um switch com 5 portas conectadas em si delineia 5 domínios de colisão.

Um domínio de colisão é uma matéria de Camada 1 - depende das propriedades da camada física. VLANs não têm influência sobre ele. É o contrário - se colisões interrompem a comunicação, afeta todas as VLANs estendidas através do domínio de colisão afetado.

O domínio de transmissão é uma parte limitada da rede onde um único quadro de transmissão seria entregue se fosse enviado por qualquer estação naquela parte da rede. Repetidores, hubs, pontos de acesso e switches criam um domínio de transmissão - repetidores e hubs fazem porque simplesmente regeneram e enviam os sinais recebidos em todas as outras portas conectadas de qualquer maneira, enquanto pontos de acesso e interruptores inundam tais quadros porque eles fazem suas decisões de encaminhamento com base nos endereços MAC de destino dos quadros, e um quadro de transmissão deve ser inundado para todos. No entanto, roteadores e firewalls param a inundação de transmissões. Cada interface conectada de um roteador ou um firewall é um domínio de transmissão.

Olhando para o seu diagrama, você não tem hubs Ethernet lá. Isso torna a contagem dos domínios de colisão um pouco mais fácil. Não vou te dar uma solução, mas deixe-me dar algumas dicas isoladas:

• O link entre Switch0 e Switch1 é um domínio de colisão autônomo
  • O link entre o Roteador0 e o Roteador1 é um domínio de colisão autônomo
  • O link entre Router3 e Router4 é um domínio de transmissão autônomo
  • O link entre o Roteador5 e o Server0 é um domínio de transmissão autônomo

Então, juntando tudo isso, você pode continuar contando a colisão e transmitir domínios no diagrama e nos dizer os números que você chegou?

Sinta-se livre para perguntar mais!

Atenciosamente
Pedro

Translator
Community Manager
Community Manager

Obrigado Senhor pela resposta, eu tenho para

1) Conluio D.: 21

Transmissão D.: 10

2) Conluio D.: 20

Transmissão D.: 10

Olá

Uma pequena correção no vocabulário: É colisão ("i"), não conluio ("u").

Quanto à contagem dos domínios de colisão - concordo com o número 21. Mas por que você acha que há uma diferença baseada no uso da VLAN nativa? A VLAN nativa influencia a presença ou ausência de etiquetas 802.1Q em quadros Ethernet. Mas os quadros Ethernet viajam através de um meio, e esse meio pode ser livre de colisão ou propenso a colisão, independentemente das tags VLAN. Como expliquei anteriormente, colisões são matéria de Camada 1 e VLANs não têm influência na presença de colisões ou domínios de colisão. Você pode explicar como você chegou a um número diferente de domínios de colisão em ambos os casos?

Para os domínios de transmissão - eu posso ver 9, não 10. Você pode listar seus domínios de transmissão individualmente, explicando quais dispositivos fazem parte de cada um dos domínios de transmissão?

Atenciosamente
Pedro

Calculo de novo e na Transmissão são 9. Eu adiciono a conexão do Roteador 0 à Cloud que por isso eu recebo 10 e foi um erro. E no domínio de colisão nativo eu subtraí uma colisão porque eu acho que no switch 3 são dois PC no mesmo Vlan. Desculpe pelo meu mau inglês da Alemanha.

Olá

Não há razão para se desculpar!

Ainda não combinamos com as contagens.

Vamos comparar nossos domínios ignorando quaisquer VLANs, assumindo que não há VLANs usados.

Domínios de transmissão:

1. Server0 - Roteador5
  2. Roteador5 - Roteador3
  3. Roteador3 - Roteador4
  4. Roteador3 - Roteador1
  5. Roteador1 - Roteador0
  6. Roteador1 - Roteador2
  7. Roteador - Roteador2
  8. Roteador0 - Nuvem
  9. Toda a rede comutada abaixo dos roteadores 2, 1, 4

Domínios de colisão: Cada único link em sua topologia é um domínio de colisão separado, incluindo o em direção à nuvem, portanto 21.

Então, onde sua contagem difere?

Atenciosamente
Pedro

Obrigado agora eu entendo isso, o fracasso é, eu não tenho uma conexão entre:

Roteador 4 - Switch 0

Roteador 2 - Switch 3

mas eu adicioná-lo ao meu Domínio de Colisão.

Olá

Ah, ok - bem, links de desligamento obviamente não fazem parte de nenhum domínio, já que para qualquer propósito prático, eles não existem.

Considerei todos os elos como sendo ativos. Se você sabe que alguns deles estão desligados, é claro, as contagens serão diferentes. Mas tenho certeza que agora você sabe como contar os domínios

Boa sorte em seus estudos de networking!

Atenciosamente
Petre

Translator
Community Manager
Community Manager

BTW, uma coisa a notar, em seu diagrama, pode não haver, ou zero, domínios de colisão.

Se você está pensando em "dizer o quê!", isso porque desde o fastEthernet (embora muitas vezes adaptado a 10 Mbps Ethernet), o Ethernet pode ser "meio duplex" ou "duplex completo". O primeiro tem domínios de colisão, o segundo não.

Além disso, embora Peter esteja correto, nesse interruptor buffer recebeu quadros, e uma colisão na porta do interruptor não criaria uma colisão em qualquer outra porta (como o quadro corrompido não é encaminhado), para ser claro, é possível que um quadro recebido, sendo transmitido para outra porta, ou portas, poderia criar uma colisão em outra porta, ou portos. (Novamente, a outra porta, ou portas, precisaria estar no meio duplex.)

Este último é verdadeiro, novamente para portas semi-duplex, mesmo com uma separação L3, entre portas, também.

Assim, para recapitular, os domínios de colisão existem apenas em segmentos "compartilhados" de meio duplex, onde todos os NICs conectados a ele compartilham um "fio comum" para transmissão e recepção. Saiba, no entanto, que o 10Base-T realmente tem dois fios físicos (que foi o que permitiu a "criação" de duplex completo.)

Oi Joseph,

Obrigado por participar da discussão! : )

Abrimos uma lata de vermes aqui, não foi? : ) Minha opinião é essa, e isso está se envolvendo bastante:

Uma colisão é uma superposição indesejável de sinais elétricos de vários remetentes em um meio de transmissão que torna impossível para os receptores decodificar corretamente o significado desses sinais.

Para que uma colisão como esta aconteça, devemos
  • ter um meio que usa o mesmo caminho físico para ambas as direções de troca de dados (Tx, Rx), ou
  • ter um dispositivo (como um hub) cujo mecanismo de operação inevitavelmente implica que se receber duas transmissões independentes simultâneas, irá encaminhá-las em tempo real combinadas, superimposndo (mesmo que limitando o nível)

Olhando para interruptores interligados com cabeamento de par torcido, nenhuma dessas condições é atendida. Em Ethernet de 10Mbps e 100Mbps, o cabeamento do par torcido usa pares de arame distintos para as direções Tx e Rx, impossibilitando que uma colisão ocorra no próprio meio. Além disso, os interruptores interpretam os sinais recebidos como quadros e quadros dianteiros, não sinais em si. Se o sinal for ininteligível, um quadro não pode ser reconstruído a partir dele, e assim o interruptor não o encaminhará.

Para completar o pensamento, as variantes Ethernet de 1Gbps e mais rápidas usam todos os quatro pares de fios no cabo do par twister simultaneamente para as direções Tx e Rx, e os dispositivos usam técnicas de processamento de sinal digital para suprimir seu próprio sinal da superposição de sinal detectada nos fios, produzindo o sinal enviado pelo outro dispositivo.

A linha de fundo é: Com interruptores e cabeamento de par torcido, não pode haver colisão física pela definição acima - é principialmente impossível.

As "colisões" de que realmente falamos entre switches e dispositivos de camada superior não são físicas, mas bastante lógicas - o envio de dados quando o outro dispositivo não está preparado para recebê-los durante seu próprio processo de transmissão. Isso pode acontecer se o link funcionar no meio duplex (ou se houver uma incompatibilidade duplex). Esta "colisão" não é uma colisão física em termos de sinais ficando ininteligentemente sobrepostos, mas sim uma violação lógica do princípio de que há apenas um dispositivo falante no meio a qualquer momento.

Assim, embora eu siga sua lógica e possa entender que poderíamos declarar que não há domínio de colisão na rede da OP, prefiro dar um passo atrás e dizer que não haverá colisões - mas isso não evita a existência dos domínios de colisão em primeiro lugar. Estou mais inclinado a dizer que eles estão lá, apenas não há colisões esperadas, assumindo que todos os links operam em modo duplex completo.

Eu sei, este é um tópico com vários pontos de vista possíveis - Eu estou bem se isso não bater o prego para você.

Atenciosamente
Pedro

(BTW, Peter, meu post anterior não foi direcionado ao seu post, mas no OP, para destacar a diferença que HD e FD podem fazer em Ethernet com fio, sobre o assunto de domínios de colisão. Mas sim, uma lata de vermes foi aberta. - rir)

"Eu sei, este é um tópico com vários pontos de vista possíveis - eu estou bem se isso não bater o prego para você."

Peter, na verdade eu acredito que estamos principalmente (risos) em pleno acordo. Provavelmente alguns dos pontos que fiz, não foram claramente.

Acho que ambos estamos 100% de acordo, com duplex completo, não há "colisões". Assim, se a topologia OP fosse toda FD (provavelmente em um ambiente Ethernet conectado moderno/atual) não haveria domínios de colisão zero.

Ah, mas a última parte da minha declaração, ". . . não haveria domínios de colisão zero.", é provavelmente uma diferença de "ponto de vista".

Se uma colisão é totalmente impossível, não ". . . . . apenas não há colisões esperadas ... .", o primeiro impede, na minha (não tão) humilde opinião, haver um domínio de colisão. (NB: a partir de uma rápida pesquisa no Google, parece que, para mim, a maioria considera um domínio de colisão apenas onde colisões são possíveis.)

Reler seus posts nesta discussão, e reler uma discussão antiga (https://community.cisco.com/t5/routing/does-collision-exists-in-switches/td-p/2603901),me faz pensar se temos um entendimento diferente sobre a operação Ethernet HD, por exemplo, par torcido, onde colisões físicas não podem acontecer (entre um par de !!! dispositivo).

Usando o 10Base-T para fins de discussão, primeiro devemos entender que entre um host e um hub, ou switch, não pode haver colisão física. (Outro ponto de concordância, eu acredito.)

Em um hub, porém, os hosts que transmitem ao mesmo tempo podem criar uma colisão física dentro do hub (ditto - acordo), de modo que uma maneira era necessária para notificar os hosts conectados do hub (possivelmente você ignorou, ou a importância e/ou implicações de?). Isso foi feito por ter cada host Ethernet NIC auto loopback seu TX com seu RX, lá detectando uma colisão com outro host.

Em um interruptor, que pode tamponar quadros, você pode eliminar a possibilidade de colisões. E assim, o modo FD foi criado.

No entanto, as interfaces Ethernet (incluindo em switches, etc.), operando em HD, não podem assumir/saber que não há um hub na outra extremidade! Assim, eles continuam a usar o auto loopback para detectar colisões físicas dentro de um possível hub (novamente, embora não seja um problema potencial para um switch).

Em outras palavras, se um switch e host estiverem interligados, usando, por exemplo, um par torcido, e mesmo que uma colisão física não seja possível, e ambos estiverem em HD, se o switch e o host transmitirem ao mesmo tempo, ambos detectarão fisicamente a sobreposição e tratarão-na como uma colisão física.

Para eliminar a "simulação" de colisão, você precisa de um dispositivo de buffer (por exemplo, switch) e FD. HD "simula" colisões, ao usar switches, embora switches, em algumas situações, ainda ofereçam benefícios que um hub real não faria.

Por exemplo, considere três hosts conectados a um hub vs. switch, hosts em HD; hospedar um envio para hospedar B, host B enviando para o anfitrião C, host C enviando para o anfitrião A. Em um hub real, mais de um host transmitindo ao mesmo tempo cria uma colisão física dentro do hub. No switch, assumindo fluxos unidirecionais, não haveria "colisões" (porque seria como o anfitrião A <hub1>host B, anfitrião B <hub2>host C, anfitrião C <hub3>host A). (Além disso, além da falta de "colisões", neste exemplo com switch, você tem 3x a largura de banda "crua".)

Então, Peter, o acima faz algum sentido?

Oi Joe,

Obrigado pela resposta!

Parece que estamos de fato em um acordo importante, e, de fato, não vejo nada substancial em que diferimos. Não tenho certeza se posso identificar o que você acredita em mim e vê diferente. Você mencionou isso:

por isso foi necessária uma maneira de notificar os hosts conectados ao hub (possivelmente você ignorou, ou a importância e/ou implicações de?).

Não estou ciente de que tenha esquecido isso, ou que dei tal impressão. Está bem claro para mim que em um hub com três hosts conectados, A, B e C, se A e B começarem a enviar dados simultaneamente, C necessariamente receberá algo que é uma mistura de ambos os sinais como processado pelo circuito do hub. Ele não vai quebrar o esquema de sinalização no fio com, digamos, dobrar a tensão normativa (uma vez que os bits são regenerados pelo hub, não apenas ingenuamente amplificado por ele), mas não fará sentido no que diz respeito às informações codificadas. É por isso que essa colisão também é chamada de "colisão remota" em oposição a uma "colisão local" - não viola o esquema de codificação.

Se uma colisão é totalmente impossível, não ". . . . . apenas não há colisões esperadas ... .", o primeiro impede, na minha (não tão) humilde opinião, haver um domínio de colisão.

Sou obrigado a abordar isso de forma diferente, pois costumo tratar um "domínio" como um "escopo limitado de impacto",não um "escopo delimitado de ocorrência". Em outras palavras, para mim, um domínio de colisão é o escopo da rede afetada por uma colisão se ocorreu,mas não estou realmente perguntando se a colisão pode ocorrer lá. Para mim, é o limite que é a coisa mais interessante (e definitivamente) coisa, não a ocorrência em si.

Isso é semelhante ao IPv6 e aos domínios de transmissão. Vi afirmações de que "não há domínios de transmissão no IPv6". Meu ponto de vista é: Bem, um domínio de transmissão é uma matéria de Camada2, não uma matéria de Camada3, então o IPv6 não pode realmente abolir um domínio de transmissão. O fato de o IPv6 não usar transmissões não significa que não haja um domínio de transmissão subjacente - apenas que o IPv6 não faz uso dele.

Concordo, com duplex total em todos os lugares, as colisões são principialmente impossíveis. Eu diria que então, talvez, seria mais apropriado não discutir os domínios de colisão em tudo - então, em vez de dizer que existem 0 tais domínios lá, devemos dizer que a própria noção dos domínios de colisão não se aplica.

Melhores cumprimentos e respeitos,
Pedro

Peter, obrigado por sua nova postagem!

Novamente, sim, parece que temos uma visão diferente sobre o que é, ou não, um domínio de colisão. Eu acredito que entendo o que você está afirmando, mas novamente, como pode haver um limite em algo que não pode acontecer em tudo? Por exemplo, ambos concordamos que dois segmentos de rede "fio compartilhado", separados por, por exemplo, uma ponte, são de fato limitados pela ponte. No entanto, mudar esses dois segmentos de rede, em segmentos onde colisões são impossíveis, o que há para se enquadrar? Ou, em outras palavras, quando você escreve". . . . Costumo tratar um "domínio" como um "escopo limitado de impacto",mas, mais uma vez, se não houver impacto possível, significa, para mim, que você não pode definir o escopo.

Claro, rir, talvez você tome mais de uma abordagem calculous. Eu sei que quando introduzido ao Calculus, eu me perguntava, então, e agora, como você pode calcular uma área real do que é limitada pelo infinito. Ou seja, a área nunca é "fechada", porque é infinita, mas quando você chega lá, a área é exatamente X. Em seguida, havia também equações que você poderia resolver para a área de superfície de um sólido, mas não seu volume. Oh, meu Deus, isso ainda faz minha cabeça doer.

Neste caso, acho que concordaremos em discordar sobre isso, mas não um desacordo que seja de qualquer preocupação, pelo menos, para mim.

Certo, em relação a você dar uma possível impressão de ignorar, importância e/ou implicações, sim, eu, pelo menos tive essa impressão. (Oh, e como um aparte, não qualquer impressão de falta de conhecimento ou compreensão.)

O que eu tenho tentado destacar é, digamos, as "peculiaridades" da Ethernet projetadas para se conectar a hubs, vs. conectar o mesmo aos switches.

Você mesmo, em seu último post, mencione explicitamente 3 hosts conectados a um hub, com dois transmissores, causam um problema. (Você também descreve corretamente que fisicamente, uma vez que um hub é um repetidor digital, os "sinais" no fio não seriam uma bagunça analógica como seria encontrado em um fio compartilhado real, como 10Base-2 ou -5.)

O que você não mencionou é que dois anfitriões funcionariam muito bem, transmitindo simultaneamente, ou poderiam, mas eles não vão! Isso por causa do auto-feedback projetado para o caso de 3 ou mais hosts, faz com que o caso do host 2 também falhe.

As implicações disso, em um switch, que é fisicamente 2 hosts/NICs, não precisa falhar, mas ele faz, para continuar a trabalhar como faz, corretamente, para 3 ou mais hosts em um hub. Este design causa "colisões" com interruptores, no modo HD, embora não sejam fisicamente possíveis.

O modo FD, basicamente, "informa" os hosts/NICs de conexão (2), eles não precisam mais se auto-loopback evitando "colisões" que, já, não estão fisicamente presentes.

É este ponto, de, digamos também, de "compatibilidade retrógrada" que você parece estar ignorando (novamente, apenas para mim, e mais, algo, eu suspeito que você entende completamente).

Por outro lado, ao discutir HD e FD, você toca no uso misto (HD e FD) entre dois NICs, e ou como os switches não encaminhariam quadros corrompidos (embora eu me lembre [?] alguns switches de corte podem, até certo ponto fazer isso).

Infelizmente, a palavra escrita, às vezes, não transmite exatamente o que o autor pretendia. (Eu sei que minha prosa pobre muitas vezes causa isso.)

Então, novamente, para sua declaração "Eu não estou ciente de que eu esqueci isso, ou que eu dei tal impressão.", também novamente, para mim você fez, mas tal poderia ser totalmente minha culpa. Por outro lado, o que eu tenho tentado transmitir, e (novamente, minha impressão) falhando em, da mesma forma, poderia ser totalmente minha culpa.

Em outras palavras, além da nossa visão de como definir um CD, podemos estar 100% de acordo.

Como outro à parte...

Tenho idade suficiente para ter vivido algumas grandes mudanças tecnológicas de rede, e seu impacto em grandes ambientes de produção.

Por exemplo, algumas décadas atrás, eu estava trabalhando em uma empresa da Fortune 100 que era big blue, e para rede, ainda usando token-ring. Que, mais ou menos eles estavam felizes, mas quando os NICs TR ainda eram tão caros quanto os PCs da geração atual, estes últimos incluindo NICs Ethernet embutidos 10/100, eles finalmente decidiram atualizar de 4 Mbps TR para "mais rápido" 10Base-T (em hubs).

Eu não fazia parte do grupo da Rede, mas convenci a direção do meu grupo a "adiar" a atualização de sua TR para Ethernet, que eles realizaram.

Bem, você deveria ter ouvido o desânimo.de outras partes da Enterprise.em relação à rede "ruim", pelo menos nessas partes "atualizadas" para 10 Mbps Ethernet.

Depois de bastante disso, eles atualizaram para switches de 10 Mbps. Eu então recomendei mudar para ele; que também removeu todas as reclamações de desempenho (exceto quando eles tinham uma combinação de host/switch incompatível duplex). (BTW, para a maioria dos hosts de usuários, em um switch, o desempenho realmente não importava, se o host/switch era HD/HD ou FD/FD, já que os hosts de usuários geralmente não tinham grandes quantidades de transferências de dados bidirecionais simultâneas.

Razão pela qual eu mencionei isso, eu sou visto o impacto real, ou não, de domínios de colisão e HD e FD, hubs e switches.