cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
1380
Apresentações
0
Útil
4
Respostas

Computadores que fazem parte de uma rede de um RV320 conectado via VPN ao roteador principal (RV016)

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estou com um problema um tanto quanto irritante em todas as VPN's conectadas ao roteador daqui da empresa matriz. Temos ao todo 7 filiais, ou seja, 7 roteadores CISCO conectados através de Gateway to Gateway ao roteador principal, que por sua vez é um CISCO RV016 (com a firmware mais recente disponível para download). Cada conexão VPN de cada filial (todas com IP Fixo nas provedoras de internet) apresentam um problema para acessar pastas de rede compartilhadas pelo nosso servidor (presente na matriz), não é algo constante que ocorre com todos computadores das redes das filiais, porém acontece cerca de 1 a 2 vezes por dia e até o presente momento a única solução temporária que encontrei é reservando um endereço IP no DHCP dos roteadores das filiais que seja diferente do endereço IP puxado automaticamente pelo Windows (10), porém, 24 ou 48 horas depois de fazer a reserva de IP pelo MAC Address o problema retorna e novamente sou obrigado a forçar a renovação de IP de todo e qualquer computador que apresentar este problema. 

 

Já tentei diversas formas que acreditei que fossem resolver o problema de uma vez por todas, mas nada foi efetivo, as tentativas foram:
- Reconfigurar as VPN's

- Alterar o Range de IP raiz do roteador CISCO

- Alterar o Range de distribuição de IP do DHCP Server do roteador CISCO

- Atualizar as firmwares dos roteadores das filiais

- Atualizar a firmware do roteador da matriz

- Atualizar o Windows dos computadores para a versão mais recente (Windows 10 Versão 2004)

- Desativar e/ou desinstalar Antivírus dos computadores

- Resetar os roteadores das filiais para o padrão de fábrica e configurar novamente

- Resetar o roteador da matriz e configurar novamente

- Resetar a placa de rede de cada computador utilizando o CMD com o comando NETSH WINSOCK RESET

- Tentando forçar a renovação de IP usando os comandos IPCONFIG /RELEASE e RENEW (sem reserva de IP pelo MAC Address no roteador CISCO / O IP de cada computador que apresentava o problema relatado sempre retornava igual mesmo usando o comando no CMD executado como ADM)

- Diminuindo ou aumentando o Range de distribuição IP nos roteadores das filiais

- Alterando a execução de Serviços do Windows para a definição "AUTOMÁTICO (COM ATRASO)

- Manter fora da rede um Access Point antigo

- Desativar e reativar placa de rede dos computadores

- Atualizar drivers de placa de rede

 

Os modelos de roteadores CISCO que constituem as redes são:

- RV320 (6 Filiais)

- RV042 (1 filial)

- RV016 (Matriz)

 

Preciso de uma ajuda, é bem vinda toda e qualquer possibilidade de solução que seja distinta das que eu já tentei anteriormente (citadas acima).

 

Desde já agradeço

4 RESPOSTAS 4

Jaderson Pessoa
VIP Alumni
VIP Alumni

Olá meu amigo, bom dia!

 

Poderia por gentileza, me prover algumas informações?

 

1. Configuração da vpn de cada filial e matriz

2. Configuração do pool dhcp de cada filial e matriz

3. Regras de firewall criadas para vpn

4. Endereçamento e site que fica o servidor de arquivos.

 

O dhcp é disponibilizado pelo próprio router ou é disponibilizado por um outro servidor dhcp?

 

Terias uma simples topologia que possa nos mostrar sua arquitetura?

 

Aguardo mais informações,

 

Atenciosamente,

Jaderson Pessoa
*** Rate All Helpful Responses ***

Olá Janderson. 

Agradeço pela resposta.

Agora respondendo as suas perguntas:

1. Configuração da vpn de cada filial e matriz

R: Configurado através de Gateway to Gateway utilizando conexão de IP fixo entre matriz e filiais, com chave de criptografia de conexão, dead peer e keep alive ativos.

2. Configuração do pool dhcp de cada filial e matriz

R: O pool DHCP está configurado em 192.168.0.1 para matriz e 192.168.1.1, 192.168.2.1, 192.168.3.1, 192.168.4.1, 192.168.5.1, 192.168.6.1 e 192.168.7.1para cada filial respectivamente, cada bloco de IP pertence a uma filial específica (não temos VLAN's configuradas).

3. Regras de firewall criadas para vpn

R: Firewall dos roteadores permanecem desativados

4. Endereçamento e site que fica o servidor de arquivos.

R:Endereço de conexão do servidor é 192.168.0.254

 

O dhcp é disponibilizado pelo próprio router ou é disponibilizado por um outro servidor dhcp?

R: A distribuição de IP's é feita por cada roteador em sua respectiva base, matriz distribui apenas para matriz, filial 192.168.1.1 distribui somente para os dispositivos conectados a rede 1.1 e assim por diante.

 

Aproveitando, deixo aqui uma observação: Tudo funcionava corretamente a anos, simplesmente sem nenhum motivo aparente esse problema apareceu.

Bom dia amigo, 

 

Primeiramente obrigado pelas informações!

 

Com base no que você me passou e pela falta da topologa+configuração, só me veem uma possibilidade que pode está causando seu problema: O Pool DHCP, talvez o mesmo esteja com o lease estourado ou mal configurado e está possivelmente gerando conflitos de ip.

 

Se você puder postar ou até me enviar no privado as configurações para que eu possa analisas poderemos confirmar se é isso ou não.

 

Abraços,

 

Jaderson Pessoa
*** Rate All Helpful Responses ***

Boa tarde Jaderson.

Estou lhe enviando print da configuração DHCP de cada um dos 8 roteadores: