cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
143
Apresentações
0
Útil
5
Respostas

Configuração HSRP entre 1 Router e 2 Switchs L3

Vasco Santos
Level 1
Level 1

Boa tarde,

Espero que esteja tudo bem convosco e com os vossos.

Consegui fazer o HSRP entre 2 switchs l3 (utilizados como core da rede) e 2 switchs l2 (utilizados como acesso), contudo, está me faltar o HSRP entre os 2 switchs l3 e o router interno da empresa. (1.1.1.1)

Deixo em anexo o packet tracer no zip.
Agradeço bastante quem poder ajudar.

Boas festas a todos!

1 Soluções Aceita

Soluções aceites

@Vasco Santos 

Neste arquivo anexo, eu consigo pingar dos PCs para os servidores. Acredito que a comunicação agora esteja acontecendo.

FlavioMiranda_0-1735172069671.png

Ver solução na publicação original

5 RESPOSTAS 5

@Vasco Santos 

Eu fiz algumas mudanças  na sua topologia, como sugestão. E sobre a sua pergunta, na verdade, como os seus switches L3 estão configurados com link ponto-a-ponto em l3 com o roteador, não tem como configurar HSRP. O HSRP é indicado para dar redundância em um cenário onde temos a presença de L2 com vlans, como é o caso  entre os seus switches L2 e L3.

Você não deve configurar interface vlan nos switches L2. Eles ficam apenas como L2 mesmo, sendo que o gateway dos dispositivos conectados nesse switch L2, precisa ser o VIP do HSRP.

Como você já tem OSPF configurado entre os Cores switches e os roteadores, o OSPF vai prover a redundância que a topologia necessita entre o Core e os roteadores. Não há necessidade de outro protocolo

Na topologia que estou anexando, eu coloquei uma conexão entre os dos Cores para que tanto os OSPF quando o HSRP possam fazer convergência através dele, não sendo necessário usar o switch de acesso para fazer a convergência.

Como resultado, um dos uplinks é bloqueado pelo spanning-tree, o que é esperado. Mas, a redundância ocorre de forma correta.

Se do PC0 você disparar um ping -t para o IP 10.0.0.1, você poderá ver que mesmo desativando links entre os switches de acesso e o core, o ping irá funcionar, ainda que alguns pacotes se percam durante a convergência do spanning-tree. Você também poderá desativar um dos links entre os Cores e o Roteador que o ping irá continuar, devido a convergência do OSPF.

Isso pode ser melhorado, em um ambiente real, trabalhando com o tempos de convergência do spanning-tree e escolhendo melhor quais portas devem ficar em Forward ou em Block. Mas para uma simulador simples como o PacketTracer, já é bastante interessante o que podemos ver em termos de redundância.

Espero ajudar de alguma forma.

Feliz Natal e excelente ano novo!

Viva Flavio,
Desde já obrigado pela sua ajuda e pela sua rápida resposta.

Após testar reparei que todo o tráfego entre os Switchs Core até ao ASA Empresa, não é bem sucedido.
Reparei em modo de simulação que o pacote conhece o caminho até ao Router Interno da Empresa, mas não conhece o caminho Router Interno da Empresa até à ASA Empresa. Tentei adicionar rotas estáticas, mas estou a conseguir.

Consegue-me ajudar nesse sentido?

Feliz natal e um próspero ano novo, para si e para os seus.

@Vasco Santos 

Neste arquivo anexo, eu consigo pingar dos PCs para os servidores. Acredito que a comunicação agora esteja acontecendo.

FlavioMiranda_0-1735172069671.png

Bom dia Flávio,

Obrigado novamente pelo teu retorno.
Confirmo que está funcional, muito obrigado!

Continuação de boas festas e um ótimo 2025.
Abraço.

Olá @Vasco Santos  excelente. Qualquer dúvida ou ajuda, só contar conosco.

Boas festas meu amigo.