cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
cancel
302
Views
5
Helpful
4
Comments
Albertina Paulo
Level 1
Level 1

Minha Jornada Como Mulher Em em TI.

Como mulher na área de Tecnologia da Informação (TI), mais especificamente em
redes de computadores, minha experiência tem sido única e cheia de desafios. Desde o início da minha jornada, percebi que essa área, como muitas outras no setor de tecnologia, é predominantemente dominada por homens. Contudo, sempre achei fascinante o poder que as redes de computadores têm na criação e manutenção da comunicação digital moderna, e esse foi um dos principais motivos que me motivaram a seguir esse caminho.

Neste artigo, vou compartilhar minhas experiências, desafios e percepções sobre como é ser mulher nesse ambiente de TI, com foco em redes de computadores, e como lido com as dificuldades e as oportunidades que surgem nesse mundo tão técnico e, por vezes, desafiador.

Desafios que enfrento como Mulher na Tecnologia, ao longo da minha trajetória em redes de computadores, enfrentei vários desafios que são comuns para mulheres na tecnologia. Algumas das dificuldades mais notáveis
incluem:

Estereótipos de Gênero

Desde o início da minha carreira em tecnologia, especialmente em redes de computadores, enfrento o estereótipo de que essas habilidades são "masculinas". E isso pode ser um fardo pesado. Muitas vezes, nossas habilidades são questionadas apenas por sermos mulheres, fazendo com que nossa presença seja desvalorizada, como se eu estivesse ali por algum tipo de sorte ou privilégio, o que não é a realidade. A verdade é que muitas de nós, mulheres, enfrentamos uma competição feroz e, além disso, lidamos com uma carga extra em nossa vida pessoal.
A jornada é exaustiva e muitas vezes invisível aos olhos daqueles que não estão no nosso lugar. Poucas pessoas realmente enxergam o que está por trás de cada vitória conquistada. São noites sem sono, madrugadas inteiras resolvendo problemas técnicos complexos e situações inesperadas que exigem nossa atenção total.
Esses são desafios diários que, muitas vezes, enfrentamos sozinhas, sem o reconhecimento merecido. E, por trás disso, muitas de nós somos também mulheres de família. Antes de ir para o trabalho, ainda temos a responsabilidade de cuidar da casa e preparar o café da manhã para nossos filhos e maridos.
Embora tenhamos apoio de uma trabalhadora em casa, a verdade é que muitos maridos ainda preferem que a comida seja preparada por nós, como se essa fosse uma responsabilidade exclusivamente feminina. Esse peso, muitas vezes, não é valorizado, mas está presente na rotina de tantas mulheres.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é uma luta constante. É uma batalha diária de priorizar tarefas, conciliar compromissos e garantir que todos ao nosso redor se sintam cuidados, enquanto buscamos nossa realização profissional. Contudo, esse esforço, frequentemente, não é reconhecido. Parece fácil supor que, por estarmos em um ambiente competitivo e técnico, somos “supermulheres” que não precisam de descansou apoio. Além disso, é importante lembrar que muitos de nós trabalhamos em regimes de turnos, o que implica em uma flexibilidade ainda maior nas nossas rotinas.
A carga de trabalho não é apenas física, mas também emocional, pois muitas vezes o impacto de estarmos longe da família para cumprir horários que exigem nossa presença e atenção é algo que poucos entendem ou valorizam. A realidade de ser mulher em ambientes altamente competitivos, como a área de tecnologia, é muito mais do que simples desafios técnicos.
Trata-se de uma constante luta por reconhecimento, respeito e valorização do nosso trabalho árduo, tanto dentro quanto fora do ambiente profissional. O reconhecimento dessas dificuldades é crucial para que possamos continuar avançando com mais igualdade, respeito e oportunidades. Essas são as realidades que, por muitas vezes, ficam escondidas atrás das conquistas que temos no campo da tecnologia.
Mesmo com toda essa carga, continuamos lutando, nos dedicando e provando que o nosso lugar nesse ambiente é conquistado, dia após dia. Falta de Representação: Em muitas empresas, a maioria dos profissionais na minha área são homens.
Ao longo da minha carreira, raramente encontrei outras mulheres na equipe de redes, e isso às vezes me faz sentir isolada. Não ter muitas mulheres ao meu redor também significam que, muitas vezes, me faltou uma mentoria feminina direta, algo que seria muito útil no início da minha carreira.
Ambiente Masculinizado: Muitas vezes, percebo que o ambiente de trabalho em empresas de tecnologia, principalmente em setores mais técnicos, é moldado para atender ao comportamento e estilo de trabalho dos homens. Isso inclui desde a forma de comunicação até a maneira como as equipes se organizam.
Em algumas situações, senti que minha opinião não era tão ouvida ou respeitada quanto a de meus colegas homens, o que pode ser frustrante. Desigualdade Salarial: Embora eu tenha trabalhado duro para garantir minhas qualificações e experiência, percebo que, em algumas situações, as mulheres ainda enfrentam desigualdade salarial em comparação com os homens, mesmo em cargos com responsabilidades semelhantes. Esse fator, muitas vezes, cria uma sensação de desvalorização e pode afetar a motivação para crescer na carreira.

A Importância da Diversidade na Tecnologia

Apesar dos desafios que enfrento como mulher na área de redes de computadores, percebo o quanto a diversidade de gênero tem um papel fundamental na inovação e no crescimento desse setor. A tecnologia precisa de diferentes perspectivas para criar soluções que atendam a uma base diversificada de usuários. Felizmente, muitos homens no ambiente de TI já entendem a importância da diversidade e reconhecem que as mulheres também têm um papel valioso nesse campo. Muitos deles são muito colaborativos, sempre dispostos a ajudar quando algo está fora do meu alcance ou oferecer suporte quando necessário. Isso cria um ambiente de trabalho mais harmônico, onde, muitas vezes, não me sinto sozinha. Chego até a brincar dizendo que, às vezes, me sinto como um "homem" por entender tanto de TI e compartilhar tanta sintonia com meus colegas.

O Meu Papel nas Redes de Computadores

Minha jornada em redes de computadores é desafiadora, mas muito gratificante. Lido com a instalação, manutenção, segurança e configuração de redes, garantindo que as empresas e as pessoas possam se comunicar de forma eficaz. Esses desafios técnicos são, sem dúvida, um dos aspectos mais estimulantes da minha carreira. No entanto, em um campo tão técnico e constantemente evoluindo, como as redes de computadores, enfrento desafios como: Adaptação a Tecnologias Complexas: Aprender os protocolos de roteamento, as diferentes topologias de rede e as configurações de segurança é um processo contínuo.
A tecnologia nunca para de evoluir, e tenho que acompanhar essas mudanças, o que pode ser um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Problemas Sob Pressão: Em situações de falhas críticas em redes, como quedas de servidores ou falhas de conectividade, a pressão para rapidamente a situação é alta. Isso exige habilidades técnicas afiadas e, muitas vezes, um comportamento calmo e decisivo. Aprender a lidar com esse tipo de pressão tem sido uma parte importante da minha formação como profissional de redes.

Como Me Sinto Como Mulher na Tecnologia

Minha experiência, apesar dos desafios, tem sido de muito aprendizado e crescimento. Embora em alguns momentos tenha me sentido subestimada ou desvalorizada, esses obstáculos também serviram como motivação para me destacar ainda mais e provar aminha competência. Aqui estão alguns sentimentos e reflexões pessoais sobre essa jornada:
Prova Constante de Competência: Muitas vezes, sinto que preciso trabalhar mais para mostrar o que sou capaz, especialmente quando estou lidando com colegas que têm mais experiência ou são mais reconhecidos na área. Essa pressão para "provar meu valor" é constante, mas também me impulsiona a melhorar a cada dia.
A Importância da Mentoria: Embora a falta de mentores mulheres tenha sido um desafio no início, procurei criar redes de apoio com outras mulheres e homens da área. Encontrar mentores, mesmo que não necessariamente mulheres, foi crucial para o meu desenvolvimento.
Trocar experiências com colegas mais experientes tem sido uma forma de aprendizado constante. Sentimento de Realização: Cada projeto que consigo concluir com sucesso, cada rede que consigo otimizar ou corrigir, é uma conquista pessoal. Superar os desafios técnicos e culturais me traz um grande senso de realização. E, cada vez mais, vejo que a presença de mulheres na tecnologia está crescendo, o que me dá ainda mais motivação para continuar minha jornada.

O Futuro das Mulheres na Tecnologia

Embora os desafios ainda existam, acredito que o futuro das mulheres na tecnologia é promissor. Vejo um movimento crescente de inclusão e apoio, tanto dentro das empresas quanto em comunidades externas. As iniciativas para incentivar a entrada de mulheres em campos técnicos como redes de computadores são uma forma importante de abrir mais portas para as futuras gerações de mulheres. A educação, a mentoria e as políticas de diversidade são fundamentais para garantir que as mulheres se sintam bem-vindas e apoiadas nesse campo. Eu mesma sou um exemplo e que, com esforço e apoio, é possível quebrar barreiras e conquistar um lugar de destaque na área de redes de computadores.

Conclusão

Ser mulher na área de redes de computadores é um desafio, mas também uma experiência extremamente enriquecedora. Apesar das dificuldades que enfrento, estou determinada a seguir aprendendo, crescendo e quebrando estereótipos de gênero. Acredito que minha presença e contribuição para o campo de redes de computadores são valiosas, e espero que minha jornada inspire outras mulheres a seguir carreiras tecnológicas, mostrando que é possível, sim, prosperar em um mundo predominantemente masculino. Com o avanço das iniciativas de diversidade e a crescente presença de mulheres em áreas técnicas, o futuro promete ser mais inclusivo e mais igualitário.
Eu estou aqui para ser parte dessa mudança e continuar mostrando que as mulheres têm, e sempre terão, um papel essencial na construção e inovação das tecnologias que moldam o mundo digital.

Feliz março para todas as mulheres incríveis desta comunidade!

Que este mês seja cheio de conquistas, inspiração e momentos de autocuidado. Que possamos nos apoiar, crescer juntas e continuar espalhando força e amor em tudo o que fazemos.
Que março nos traga novas oportunidades de brilhar, aprender e nos empoderar. Juntas somos mais fortes!
Com carinho,
Albertina Paulo
4 Comments
Albertina Paulo
Level 1
Level 1

Feliz março mulher

Jornada incrível @Albertina Paulo 
Feliz Março Mulher

Meus parabéns

Rossana Saul
Level 1
Level 1

Grande exemplo a seguir 

Getting Started

Find answers to your questions by entering keywords or phrases in the Search bar above. New here? Use these resources to familiarize yourself with the community: