cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
1312
Apresentações
5
Útil
5
Respostas

IP Routing

nobru
Level 1
Level 1

Bom dia! Estou configurando um switch que está conectado em um roteador. Eu quero fazer um IP Routing neste switch para o IP do roteador.

Já dei o comando do SDM, mas não estou sabendo como fazer o IP routing agora. Conseguem me ajudar?

Obrigado,

Bruno

5 RESPOSTAS 5

luis_cordova
VIP Alumni
VIP Alumni

Ola @nobru ,

Consultas:
-O seu switch é um layer 2?
-Com SDM você quer dizer Cisco Security Device Manager (SDM)?

- Você poderia compartilhar as configurações atuais do seu switch e roteador?

Saudações

Seria por acaso um switch L3 e você queira subir roteamento nele?

(config)#ip routing

Olá @nobru 

Por favor, poderia nos munir de mais informação quanto ao cenário proposto!!! Qual o modelo dos equipamentos? Qual é a sua Topologia? #show running-config ? e #show inventory ?

Pelo o que entendi até o momento, você tem um switch(espero que seja um Layer 3) ligado a um router mas não está conseguindo fazer a comunicação entre os dois, é isso ? Se não, poderia ser mais específico no problema proposto ?

Fico no aguardo,

Não esqueça de avaliar as respostas... Abraços

Nobru, Bom dia!!

Se o switch for L3, basta vc no modo de  configuração global aplicar o ip routing. Ex: (Config) ip routing.

Agora se o Switch for um L2, vc precisa transforma ele num switch L3. Se no caso for um 2960, vc consegue fazer isso com o ios:c2960-lanbasek9-mz.150-2.SE9.bin.  Vc copia esse IOS para a flash e inicia com switch através dessa IOS. 

Apos vc precisa mudar o modo templete do swich, que deve estar para l2.  Apos isso vc consegue ativar o ip routing no switch 2960. E não se esqueça da rota padrão. 

Comandos:

Comando para iniciar o switch com o ios novo: boot system switch all flash:/c2960-lanbasek9-mz.150-2.SE9.bin

Comando para ver o sdm: show sdm prefer, deve estar lanbase-default

Comando para alterar o sdm: (config)# sdm prefer lanbase-routing, apos reinicia o switch.

Comando para ativar o roteamento: (config)# ip routing

Comando de rota padrão: ip route 0.0.0.0 0.0.0.0  x.x.x.x (ip do roteador)

Edwin Portillo
Spotlight
Spotlight
Verifique se o modelo de desvio padrão usado pelo Switch Database Manager (SDM) é para uma camada 3 e não para uma camada 2. Depois de verificar se é um 3750 basta ser um usuário global e ativar o processo de roteamento com o comando :
ip routing

Então entre na interface e escreva:
No switchport