Para de tratar o Cisco Official Certification Guide (OCG) como se fosse um livro de histórias.
Em vez disso, começa a usá-lo como uma ferramenta de estudo. Abaixo estão alguns dos erros mais comuns cometidos por engenheiros de redes ao usarem o OCG — e como evitá-los.
Ler o livro de uma ponta à outra sem estratégia
Uma queixa comum que ouço de engenheiros de redes a preparar-se para certificações Cisco é que, passado algum tempo, esquecem-se do que estudaram nos capítulos anteriores. Porquê? Porque leram todas as páginas — desde a dedicatória até ao glossário.
A minha recomendação é que cries uma estratégia que te ajude a poupar tempo nos tópicos que já dominas e a investir mais tempo nas áreas onde tens mais dificuldades.
Ignorar os questionários “Do I Know This Already?”
Estes questionários ajudam-te a avaliar os teus conhecimentos. Se os ignorares, não vais saber o quanto já sabes sobre os temas do capítulo. Eu começo sempre por responder ao questionário.
Se acertar menos de 80%, leio o capítulo todo com atenção.
Se acertar mais de 80%, faço uma leitura rápida e foco-me apenas nos tópicos principais.
Ignorar os tópicos chave
Os tópicos chave estão assinalados por uma razão — são essenciais para a tua aprendizagem. A Cisco destaca-os porque têm grandes probabilidades de cair no exame.
Ignorar a definição dos termos chave
Se não consegues explicar o que é CAM, VLAN ou HSRP, não estás muito melhor do que alguém que gere uma rede só com pesquisas no Google. Podes usar flashcards para memorizar e consolidar esses termos.
Ignorar as tabelas de memória
As tabelas de memória são ótimas para revisão rápida antes do exame. Se te focares nos tópicos chave e nas tabelas de memória, não precisas de voltar a ler o livro inteiro na fase final do estudo.
Não ter um plano de estudo
"Se falhas ao planear, estás a planear falhar."
Sem um plano do que estudar e quando estudar, vais perder ritmo. Um plano de estudo ajuda-te a manter consistência e a acompanhar o teu progresso.
Não fazer laboratórios
A teoria, por si só, não te vai ajudar a responder a perguntas práticas. Seja com o Cisco Packet Tracer, Cisco CML, GNS3 ou EVE-NG, precisas de experiência prática.