cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
889
Apresentações
51
Útil
7
Respostas

Configurar uma route pattern igual num cluster (E1+SIP)

Bruno Silva
Level 1
Level 1

Boa tarde a todos,

 

o meu cenário são dois call manager em cluster.

 

Tanto a rede interna VOIP como a externa têm extensões com a seguinte wildcard mask 216XXX.

Internamente, o call manager redirecciona as chamadas para as extensões que tem registadas. As chamadas que não tem as extensões registadas, tem duas opções:

 

- Saem por um primário E1 associado a um gateway, conhecido por ambos os call manager;

- Saem por um SIP TRUNK directamente ligado à rede interna.

 

O problema é que ao criar o SIP Trunk, não consigo criar duas route pattern iguais mas para gateway/Trunk diferentes.

 

Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado.

Bruno Silva

7 RESPOSTAS 7

Leonardo Santana
Spotlight
Spotlight

Não entendi a sua situação.

Vc quer direcionar uma rota para dois destinos ou realizar uma redundancia?

Att

Leonardo Santana

Regards
Leonardo Santana

*** Rate All Helpful Responses***

Complementando a resposta do Leonardo.. Se quer fazer redundancia ou balanceio vai ter que utilizar um Pattern só e apuntado para Route Group... com o algoritmo de distribução que seja necesario e logo na/s route list/s colocar os Gw e Sip trunk..

No vai conseguir colcar dois pattern igual na mesma partition...

Atte

Lisandro

 

 

 

Bom dia pessoal,

Desculpem a demora na resposta, mas coloquei esta configuração para prioridade baixa e agora voltei a pegar no assunto.

Envio-vos uma imagem em anexo para ajudar a explicar o cenário.

Tenho dois Call Manager, em dois sites diferentes, cada um com a sua ligação para o exterior. Um tem uma ligação através de um canal E1 primário normal e o outro deverá ser através de VOiP (SIP trunk).

Estas ligações ao exterior servem para os telefones da rede interna poderem comunicar com os telefones da rede externa. Na falha de uma ligação, ele liga por outra.

Obrigado e um bom ano a todos!!!

Bruno Rangel
Spotlight
Spotlight

Bruno

Se eu entendi bem sua duvida, acredito que nesse caso você pode usar Pattern iguais, mas utilizando Partitions diferentes.

O Roteamento pode ser feito através das CSS e Partitions.

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

Bruno Rangel
Spotlight
Spotlight

Ola Conseguiu resolver esse caso?
Não esqueça de marcar a questão como respondida, escolhendo as respostas corretas e avaliar as respostas utilizando as estrelas.

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

Olá malta, 

 

Pois, o que eu quero mesmo é criar redundância. Para os mesmos "telefones" tenho que criar dois caminhos... um através do gateway e outro através do sip trunk.

Tendo em consideração que os telefones na minha rede vão do 210000 até 299999... Vou criar duas router pattern, uma para as extensões XXXXXX, e outra para as extensões 2XXXXX. 

 

Que acham?

 

Abração! 

 

 

Então route patter vai utilizar quando vai fazer uma ligação que não seja para os ramal do Call Manager...

Cria um route pattern que voce precise ejemplo  2XXXXX.

Aponta ele para uma Route list

Ahi tem duas opções dependendo se vai precisar modificar os digitos ou não, oseja se envia  o mesmo para o GW e para o Trunk.. so cria um route group  e dentro dele adiciona o GW e o Trunk sip com um algoritmo De encima para embaixo....se não conseguir sair com o gw vai tentar com o trunk...

 

Se precisar modificar os digitos antes de enviar para algun dos dois poderia criar Dois Route group e adicionar na mesma lista.. e na route group detail modificar os digitos...

E se so precisar modificar os digitos no trunk.. poderia utilizar um so grupo e modificar na configuração do trunk os digitos...

 

Da pra fazer de qualquer forma...

Favor calificar as respostas correctas e utils 

Atte

Lisandro