08-22-2019 10:52 AM
Prezados, saudações!
Gostaria de uma opinião dos membros da comunidade acerca desta situação.
Quando um host precisa se comunicar com um segundo host que não se encontra em sua sub-rede, ele necessita encaminhar o pacote diretamente ao gateway da rede, onde este irá direcionar o pacote ao destino.
Como o host remoto não se encontra no mesmo enlace, a ARP Table deste host irá mapear o IP de destino do gateway da rede juntamente com o endereço MAC.
No ato de encaminhamento deste pacote até o gateway, este host cria um frame contendo o MAC de origem e o MAC de destino da interface do roteador, juntamente com o seu IP de origem e o IP de destino do host remoto.
Conforme essas observações, alguém concorda com a seguinte questão que coloco em anexo?
Pois basicamente, ela afirmar que o mapeamento é realizado de forma diferente.
Caso alguém concorde com a afirmação da questão, poderia justificar o seu ponto de vista?
Solved! Go to Solution.
08-22-2019 11:44 AM
Hello Marcos,
answer D should be the correct one Host A has a default gateway 192.168.6.1 and needs to resolve it to be able to send packets to Host B 192.168.4.7. Host A knows Host B is in another subnet so it makes ARP request to resolve 192.168.6.1.
Answer A would be correct if Host A has a wrong larger subnet mask and thinks that destination address 192.168.4.7 is in the same IP subnet and in this case it would require Proxy ARP to be enabled on router1:fas0/0.
Hope to help
Giuseppe
08-22-2019 02:23 PM
Ola @marcos.silva586 ,
Eu acho que você está certo.
Pelo que é entendido pela pergunta, a resposta deveria ser o que você indica.
Saudações
08-22-2019 11:16 AM
Ola @marcos.silva586,
Um roteador divide os domínios de broadcast, portanto, o endereçamento da camada 2 não passa de um domínio para outro.
O mesmo vale para pacotes que são destinados a um endereço de broadcast IP.
Os únicos pacotes que passam de um domínio de broadcast para outro são aqueles com um IP de destino unicast.
Quando o pacote Host A chega ao roteador, ele pesquisa sua tabela de roteamento se tiver um caminho para esse destino, se ele tiver, ele passa o pacote para a interface indicada, que pertence a outro domínio de broadcast.
Quando o pacote chega na interface de saída, os endereços IP e MAC de origem são alterados e estão em conformidade com os parâmetros da interface de saída.
O endereço IP de destino é mantido, mas o endereço MAC de destino muda e se adapta ao da interface do próximo salto.
Esse processo é repetido nos roteadores a seguir.
O processo também é repetido quando o pacote retorna, portanto, para o Host A, o pacote que volta é originado do endereço MAC da interface do roteador, que está dentro do seu domínio de broadcast.
Por tudo isso, a resposta indicada na imagem anexada está correta.
Saudações
08-22-2019 11:47 AM
Certo, concordo com sua afirmação, mas de acordo com a questão, é afirmado que, a tabela ARP do host A recebe o mapeamento do IP do host B, com o MAC da interface do roteador que é o gateway da sua rede.
Ele deveria mapear na tabela ARP o IP e o MAC da interface do roteador, no processo de construção do frame eu concordo que a resposta esteja correta, porém trata-se da tabela ARP.
Em um exemplo prático isso não tem como ser possível, compare no anexo que deixo.
08-22-2019 12:25 PM - edited 08-22-2019 12:27 PM
Ola @marcos.silva586 ,
Na verdade, as imagens anexadas provam o que eu te digo:
Quando o ping volta, o processo que mencionei na resposta anterior é feito.
Quando o ping sai do RT01 para o VPC4, ele adota os parâmetros de interface que estão dentro desse domínio de broadcast como endereços de origem IP e MAC:
A tabela ARP mostra a associação entre os endereços IP e MAC, aprendidos dos pacotes que o dispositivo recebeu.
Saudações
08-22-2019 01:06 PM
Sim exato, mas concordas comigo que a afirmação da pergunta no simulado esta errada?
Uma vez que ela afirma que, o IP do host remoto é associado na ARP table do host local com o MAC Address do gateway da rede local.
Onde na verdade, deveria mapear na ARP table do host local, o IP e MAC Address do gateway.
Basicamente o que é afirmado na questão do simulado, é processo de reconstrução do frame para encaminhamento à rede remota, e não o processo de formação da tabela ARP ou ARP Cache como é mencionado.
Concordas comigo?
08-22-2019 02:23 PM
Ola @marcos.silva586 ,
Eu acho que você está certo.
Pelo que é entendido pela pergunta, a resposta deveria ser o que você indica.
Saudações
08-22-2019 02:59 PM
Obrigado pela paciência e compreensão.
Em breve estarei realizando meu primeiro exame de certificação da Cisco, então, toda informação que busco na qual eu discordo, eu procuro realizar esse tipo de discussão para entender o porque de tal resposta.
Até a próxima!
08-22-2019 07:48 PM
Ola @marcos.silva586 ,
Felicito-o pela sua curiosidade em querer saber o motivo das respostas.
Se você continuar com esse pensamento, não tenho dúvidas de que você será certificado sem nenhum problema.
Saudações
08-22-2019 11:44 AM
Hello Marcos,
answer D should be the correct one Host A has a default gateway 192.168.6.1 and needs to resolve it to be able to send packets to Host B 192.168.4.7. Host A knows Host B is in another subnet so it makes ARP request to resolve 192.168.6.1.
Answer A would be correct if Host A has a wrong larger subnet mask and thinks that destination address 192.168.4.7 is in the same IP subnet and in this case it would require Proxy ARP to be enabled on router1:fas0/0.
Hope to help
Giuseppe
08-22-2019 02:56 PM
Hi Giuseppe,
I really gratefull your observation.
Soon, i will beginning a Cisco certification, and all information that i get, where i disagree, i need a discussion to verify the correct answer.
Best regards,
Discover and save your favorite ideas. Come back to expert answers, step-by-step guides, recent topics, and more.
New here? Get started with these tips. How to use Community New member guide